HSLG - Hospital São Luiz Gonzaga | (55) 3352-4000

Banho do recém-nascido

OBJETIVO GERAL: Organizar a sessão do banho no recém-nascido com a presença dos pais do mesmo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Empregar técnicas adequadas ao banho de banheira no recém-nascido;
  • Traçar etapas do banho.
  • Organizar material necessário prévio ao início do banho como roupas, água, temperatura da mesma, material de curativo no coto umbilical acompanhado das devidas instruções.
  • Tornar a sessão do banho um momento prazeroso da interação mãe-pai-filho.

JUSTIFICATIVA:

Desde longa data o banho no recém-nascido admite várias interpretações. Há aqueles que concordavam que não deviam molhar todo o recém-nascido, ficando dias sem fazer a imersão. Isto acontecia até cair o coto umbilical. Depois de algum tempo, um banho de "leito" era realizado. Consistia em passar um pequeno pano, limpando toda a área corporal do recém-nascido. Em todos os casos, a região genital e anal foi sempre recomendada uma rigorosa higiene.

Constataram-se na Pediatria deste Serviço que os lactentes eram internados por patologias diversas, umas evitáveis, outras não. Chamava a atenção da enfermagem a má higiene com que os infantes chegavam. Pelo exposto, resolveu-se aplicar este projeto, aliado à humanização que este Hospital se propõe.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

O manejo com os primeiros banhos no recém-nato é rodeado de tabus, medos, ansiedade. A água em temperatura ideal fornece ao recém-nascido sensação de bem-estar. Este banho pode ser dado logo após o nascimento. Como a mãe ainda está envolvida com terceiro período de parto ou, na sala de recuperação, no caso de parto operatório, este primeiro banho é dado junto à sala de reanimação pelo Serviço de Enfermagem. A sessão do banho seguinte já é realizada junto à mãe e/ou pai, motivo deste projeto. Assim, são eliminados tabus em relação aos cuidados do coto umbilical e futura cicatriz (umbigo).

O banho de imersão remove secreções da pele que possam gerar contaminações, dando origem a dermatites.

A sessão de banho orientado é um momento de interação mãe-pai-filho, visto estarem envolvidos fatores emocionais além dos meramente físicos. É um momento prazeroso, tomando o triângulo familiar mais responsável, levando da maternidade um motivo de confiança e envolvimento com a comunidade.

Como, em tomo de 25% das puérperas são adolescentes neste Serviço, as sessões de banho as tomam mais aptas a cuidar de seu filho, ajudando-as nas suas responsabilidades como mães.

Esta sessão de banho diminui a ansiedade de todas as mães, mostrando que elas são capazes desde o primeiro dia dar banho em seus filhos. Há o diálogo eficaz com o profissional de enfermagem, onde aparecem as dificuldades individuais. Os cuidados ao coto umbilical são realizados neste momento.

METODOLOGIA:

  • Banho no recém-nascido pelo (a) Técnico (a) de Enfermagem acompanhado de ajuda do pai e/ou mãe com explicações teóricas e práticas na sala destinada para tal fim.
  • O banho será dado pelo Técnico de Enfermagem que opera junto ao Centro Obstétrico.
  • A população-alvo será o recém-nascido acompanhado pelo profissional de Enfermagem, pai e/ou mãe.
  • Acompanhamento de pacientes e familiares será feito pela enfermagem do Setor de internados .
  • A avaliação será feita pela Enfermagem onde estão internados crianças até 6 meses, seja na Pediatria ou outras alas do Hospital.

 

DESENVOLVIMENTO:

Será realizado o banho orientado do recém-nascido.

Será fornecido um kit do recém-nascido contendo sabonete, gazes esterilizadas, álcool 70%.

CRONOGRAMA:

Apresentação do Projeto - 01 dia;

Sessão de banho – diária;

Distribuição de folders e de kits- durante a sessão do banho;

Apresentação de filme informativo – diário.

AVALIAÇÃO:

Será anotado todo recém-nascido do primeiro banho.

No Serviço de Pediatria serão avaliadas as condições de higiene para aquelas que retomarem para internação pediátrica até 06 meses com as devidas anotações.

Reunião conjunta dos envolvidos no banho cada dois meses.


Serviços

Radiologia - Raio X

Tomografia

Ultrassonografia

Agenda